À sua medida

As quantidades que quiser e como quiser

Em gramas, em mililitros, colheres de sopa ou copos medida. Tome as medidas que quiser porque todas conduzirão ao mesmo resultado: um delicioso prato com a Mycook. Terá sim de conhecer as equivalências. Por isso, vamos rever aqui as mais usuais na cozinha.

A nossa Mycook já nos proporciona dois elementos básicos de medição. A balança, que nos indicará todos os ingredientes em gramas. E o copo medida, que podemos usar de três formas: a primeira, por si só, ou seja, um copo medida, meio copo medida, etc. A segunda, aproveitando as marcas incorporadas e que assinalam 25, 50, 70 e 90 ml (mililitros), aos que há que adicionar os 100 ml quando está totalmente cheio.

Mas este copo medida também pode ser expresso em gramas com a ajuda deste guia de orientação, que inclui alguns dos elementos mais comuns.

Lembrete rápido

Como a maior parte de nós já se esqueceu dos tempos de escola, vamos relembrar algumas coisas básicas que nos vão ajudar nos passos seguintes.

Medidas de capacidade
1 litro (l) = 10 decilitros (dl)
10 dl = 100 centilitros (cl)
100 cl = 1000 mililitros (ml)
Portanto, 1 l = 1000 ml

Medidas de volume
Aqui temos o metro cúbico (m3) como referência, mas para efeitos culinários utilizaremos uma medida mais pequena, o centímetro cúbico (cm3).

Medidas de massa
Aqui já entra em jogo a nossa Mycook porque com a sua balança de precisão irá dar-nos a medida de todos os alimentos em gramas. E isso já temos bem presente que
1 kg = 1000 g

Juntos, mas não misturados

Mas o que acontece se temos uma receita que nos fala de litros ou de centímetros cúbicos?

Se se trata de capacidade e volume temos que:
1 l = 1 decímetro cúbico (dm3)
1 ml = 1 cm3

Mas se se trata de massa, aí é um pouco mais complicado, porque entra em jogo a densidade do alimento em questão. Mas, como de alguma forma seria preciso solucioná-lo, há que tomar como referência a água, cuja densidade faz com que 1 cm3 pese 1 grama. Assim sendo, a equivalência fica assim:

1 ml = 1 cm3 = 1 g
1 l = 1 dm3 = 1000 g

Para os mais curiosos, a título de exemplo diremos que a densidade do azeite é de 0,918 por cm3, o que representa que 1 litro de azeite pese 918 g. Mas, em termos práticos, seguimos com a referência da água para calcular estas equivalências.

Medidas muito caseiras

Existem algumas receitas muito populares (a clássica do bolo seco) que tomam como medida de referência a embalagem de um iogurte, pelo que basta usá-lo como indicado e já está.
Também é frequente que se fale de colheres e de chávenas como medida. Mas são todas iguais? Claro que não, embora haja semelhanças. Uma possibilidade para estabelecer equivalências é que se entretenha um dia em casa e comece a medir e pesar chávenas e colheres de farinha ou açúcar, por exemplo, com a sua própria loiça e talheres, embora não seja imprescindível, porque já existem algumas convenções em uso. São elas:

1 c/s (colher sopa) = 15 ml
1 c/c (colher de café) = 5 ml
1 chávena = 250 ml

E se combinarmos medidas obtemos isto:

1 chávena = 250 ml = 250 g = 16 colheres
½ chávena = 125 ml = 125 g = 8 colheres
¼ chávena = 62,5 ml = 62,5 g = 4 colheres
1 chávena de café = 50 g (arroz)
1 cs = 3 cc

Mais fácil

Para facilitar tudo isto ainda mais, preparámos este conversor com equivalências nas medidas que usamos mais frequentemente na cozinha. Introduza o valor de que necessita, proceda à conversão e já tem a medida que procurava.

Que medida quer?

  • Introduza a quantidade:

  • Introduza a medida:

  • Para convertir a:

Equivalência

Resultado